08 julho, 2016

Venezia Unica 3





















Desenhos da visita ao Istituto veneziano per la storia della Resistenza e della società contemporânea.
Em cima, na pg direita, janela com vista privilegiada sobre os edifícios do Alvaro Siza vs Aldo Rossi.
Na pg esquerda (e de cabeça para baixo) aparecem, à mesma janela, as duas desenhadoras italianas que nos acompanharam, Simonetta Capecchi e Benedetta Docci


















Vistas sobre o interior da sala e para o exterior. Para além do Mário e das duas italianas, o diretor do Centro Marco Borghi e dois amigáveis penduras que nos acompanharam do workshop do dia anterior. Por acaso estavam dois escadotes na sala, achei piada porque é o objecto metáfora da bienal.




A Benedetta, para além de desenhadora talentosa, veio a revelar-se grande companheira de viagem e pessoa com extraordinário sentido de humor. Foi um prazer.

















Almoço no lado do arquipélago da Giudecca, em frente ao Canale della Giudecca.
As pizzas pareceram-me iguaizinhas às nossas.

















Desenho autografado do Sílvio e da Marta, moradores no edifício do Siza no bairro Monte Santo, que nos abriram as portas de casa.
Ficámos a saber, entre outras coisas, que, em Itália, os pais acompanham os filhos quando estes mudam de terra. Por isso, este casal mudou-se para Veneza. Sentem-se bem a viver no apartamento projetado pelo Siza, embora achem que um guarda fatos no quarto faria jeito.

















Exercício proposto pelo Mário. Deambulando pelo centro da cidade, cada um, à vez, escolhia uma vista/motivo. Tínhamos todos um minuto para desenhar.


















Dois desenhos da inauguração da exposição portuguesa, dedicada a 4 bairros sociais projetados pelo Siza, entre os quais este do Campo di Marte, no arquipélago da Giuddeca.
O espaço da exposição foi montado no módulo (inacabado há 30 anos) do projeto do Siza. Durante anos, os habitantes foram protestando, escrevendo nos taipais exteriores das obras que ficaram paradas. Ideia genial: esses taipais foram agora colocados no interior da exposição, forrando as paredes.
















Almoço comunitário. Para além dos convidados institucionais, os próprios moradores foram convidados, sublinhando a ideia de vizinhança que preside à Bienal: Neighbourhood - Where Alvaro meets Aldo.

Desenhei o Francesco, chefe italiano encarregue da culinária local, e algumas moradoras.
Nós também levámos o nosso, o chefe André Magalhães.

















Presente ao almoço, com estatuto de estrela, constantemente rodeado por gente que tratava com a maior das paciências, o nosso Siza. Perguntei ao curador da Bienal, Roberto Cremascoli, e colaborador de Siza há vários anos, se era verdade que o arquiteto não travava o fumo dos cigarros que constantemente fuma. Resposta negativa, e confirmação de se tratar de mito urbano....

















Panorâmica da távola rotonda no dia da inauguração.
Presentes as estrelas todas que participaram no projeto para o bairro, arquitetos e outros. O Siza está no fim da margem direita do caderno.

















Entre os locais de visita obrigatórios, estava a estátua equestre do Verrocchio, no Campo di San Zanipolo.
Desenhada em estilo minimalista, correspondente ao estado de exaustão do desenhador.

















Desenho noturno de Campo S.Moisè.
Desafiado pelo Mário na última noite, recusei esta modalidade, e desloquei-me para o quarto. Mas os problemas de consciência (afinal estava em serviço público:) fizeram-me reconsiderar.

















Desenhos finais, na escala no aeroporto de Roma.
Junto a um piano, plantado no meio da gare, juraria que era o Lapin que lá estava. O mesmo chapéu, e um livrinho na mão. Alucinações de quem passou 6 dias a desenhar. 

















Agradecimento à DG Artes e ao Mário Linhares 

5 comentários:

Mário Linhares disse...

Ora cá está a restante reportagem!!
Que sorte a minha ter visto todos os outros desenhos que ficaram nas páginas ocultas, aquelas que não queres mostrar.

A postura do chef Francesco não lembra o Corto Maltese? Lindo!

Filipe Pinto disse...

Como é que é possível ter estes desenhos num caderno e não os mostrar !?!?
-"Tão muita bons ..."

Ana Crispim disse...

Gosto imenso... Desenhar é isto!!!

Teresa Ruivo disse...

Ó pá, pôr assim todos de uma só vez não vale! Como se pode comentar isto? Tão bom... E venha o Venezia 4, o censurado! O tempo do lápis azul já passou há muito :))

Celeste Vaz Ferreira disse...

Estes desenhos estão absolutamente fantásticos! Confesso que estava desejosa de os ver e, concordo com a Teresa, os restantes têm de ser mostrados!